Participe deste site deixando o seu comentário

Participe você também deste site clicando abaixo de cada ministração no campo "comentários" ou mande-nos um email - pr.cassio@hotmail.com. Grande abraço.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Como o som de muitas aguas


Texto-Chave: I Samuel 3:1-14

Precisamos aprender a ouvir a voz de Deus. Jesus disse que as suas ovelhas reconhecem sua voz e a seguem (Jo 10:27). Mas isso requer um aprendizado, como aconteceu com Samuel. Vamos tirar algumas lições desse texto, que podem nos levar a ouvir e entender a voz do Senhor.
1. Precisamos ter revelação da palavra de Deus (vs. 7) - É diferente conhecer as coisas do Senhor e conhecer o Senhor, assim como é diferente conhecer a palavra e ter a palavra manifestada (revelada) em nossa vida.
2. Podemos confundir a voz de Deus com a voz humana (vs. 4,5) - Assim como Samuel achou que era Eli quem o chamava, muitas vezes Deus está falando ao nosso coração e achamos que é pensamento humano. Outras vezes, Ele está usando alguém para falar conosco e tratamos como palavra de homens.
3. Os mais experientes podem nos ajudar a reconhecer a voz de Deus (vs. 8,9) - Assim como Eli, em sua experiência, ajudou o menino Samuel a ouvir o Senhor, devemos ser humildes e acatar o conselho daqueles que nos lideram na fé. 
4. Ouvir a voz de Deus requer de nós atenção e consagração (vs. 10) - Temos que parar com tudo, nos reservar só para Deus, a fim de que ele nos fale. Daí a importância de termos diariamente um tempo pessoal de busca ao Senhor.
5. Quando levamos a sério o que Deus nos fala, Ele passa a usar-nos como seus porta-vozes (vs. 19 a 21) - Aos que ouvem a voz de Deus e proclamam sua palavra, Ele respalda e usa como profetas.



“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim... Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor... As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (João 10.14, 16, 27).

“Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou” (João 6.38).

MUITAS VOZES

A Bíblia revela que há muitas vozes no mundo clamando por atenção:

“Há, sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo; nenhum deles, contudo, sem sentido” (1 Co 14.10).

Quais são estas vozes no mundo?
A voz da tentação
A voz da maioria
A voz da dúvida
A voz da ganância
A voz dos mexericos
A voz do desânimo
A voz do preconceito
A voz do medo
A voz do comodismo


 A VOZ DE DEUS:

Voz como de muitas águas: 
“Eu vi a glória do Deus de Israel que vinha do oriente. A sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória.” (Ez. 43.2.)

“Os seus pés eram semelhantes a latão reluzente, como que refinado numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas. (Ap. 1.15).

O significado: O ruído de muitas águas é, em outras palavras, um ruído que encobre os outros ruídos. Assim também é a voz do Senhor: UMA VOZ QUE ENCOBRE AS OUTRAS VOZES!

A distância influencia: 

O que faz a diferença não é o tanto de água que cai, mas se eu estou ou não próximo a ela!
Ha crentes que conhecem a Bíblia já há muitos anos, e o tanto que a leram e estudaram é semelhante ao volume de águas do Iguaçu, é muita coisa! Mas não vivem próximos da Palavra, e ela não é suficiente para abafar as outras vozes em suas vidas!

Por outro lado, temos irmãos que pelo pouco tempo que servem ao Senhor, suas águas (conhecimento da Palavra) são de um volume tão menor que as do Iguaçu que só podem ser comparadas com qualquer pequena queda d'agua. Só que como vivem tão próximos da luz, que possuem da Palavra, ela é suficiente para PREVALECER em suas vidas e abafar as outras vozes.

O que é estar próximo
O que é, então, estar próximo? É não apenas ler e conhecer as Escrituras, mas permitir que o Espírito Santo trabalhe em nós com a Palavra. Por exemplo, eu posso ser um profundo conhecedor (e até ensinador) da fé bíblica; dizer às pessoas: as Escrituras dizem isto, isto e aquilo... mas na minha vida cristã, na hora em que eu precisar exercitar minha própria fé, ser vencido pela voz da dúvida.

Há uma grande diferença entre uma coisa e outra!

Não estou dizendo que não há valor em estudar e conhecer as Escrituras; você deve dedicar-se a isto o MÁXIMO que puder (2Tm. 2.5).

Precisamos conhecer E NOS MANTER PRÓXIMOS da Palavra; não podemos nos distanciar.

Não podemos nos distanciar - Distanciar-se não é deixar de saber, mas sim deixar de ser sensível, viver e experimentar aquilo que conhecemos. Trata-se de perder a consciência espiritual daquela verdade e, conseqüentemente, impedir que o Espírito Santo prossiga trabalhando naquela área de nossas vidas.

Nestes dias o Pai Celeste está nos convocando para que nos aproximemos novamente das águas e permitamos que elas abafem as outras vozes e ruídos em nossas vidas.

Diferentes tipos de vozes
Ao escrever aos coríntios, Paulo mostrou nos capítulos 12 e 14 de sua primeira epístola, que Deus é um Deus que fala. Diz que já não mais servimos aos ídolos mudos (1Co. 12.2), mas ao Deus vivo que fala com cada um de nós; e então cita os dons do Espírito como um dos diferentes meios pelos quais Deus fala. Mas ao mostrar que podemos ouvir a voz do Senhor, ele também deixou claro que podemos ouvir outros tipos de vozes: “Há, por exemplo, muitas espécies de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significado.” (1Co. 14.10). Lemos que não somente há línguas diferentes, mas VOZES diferentes. Ouvimos muitas espécies de vozes em nossa vida espiritual; o diabo, o mundo e a carne, nossos cruéis inimigos, tentarão de todas as formas abafar a voz de Deus em nós para que lhes demos ouvidos.


Jesus disse que os crentes poderiam conhecer a voz de Deus e diferenciá-la de outras vozes:

“Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos” (João 10.3-5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você tem a oportunidade de participar dando sua opinião e fazendo seu comentario.Portanto sejam bem vindos e faça isso com muita seriedade, pois seus comentarios serão visto por muitos tbem.
Este é um trabalho sério que tem o intuito de ajudar pessoas que estejam em busca do Deus Vivo e de viverem grandes experiencias com Ele. Abração